











Um dos maiores predadores do oceano, é o tubarão mais identificável em todo o mundo, graças à sua coloração única e atraente, seus olhos negros e os ferozes dentes e mandíbulas, que vêm estampando há décadas as capas das revistas.
O gigante branco é um dos tubarões com maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias. Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores. Conhecido pela sua curiosidade – os tubarões-brancos costumam erguer a cabeça para fora da água –, ele gosta de explorar e morder objetos estranhos, o que o torna perigoso para os humanos. Muitos especialistas em tubarões acreditam que os ataques a humanos sejam resultado desse comportamento exploratório, que pode facilmente tornar-se fatal em virtude dos seus dentes muito afiados e da força das suas mandíbulas. Os tubarões-brancos são responsáveis pelo maior número de ataques fatais a humanos, principalmente a surfistas e mergulhadores.
A população de tubarões-brancos está diminuindo e eles são atualmente protegidos em várias partes do mundo. Mesmo assim, ainda são caçados como troféus. O mercado negro especializado em mandíbulas e dentes destes magníficos animais tem emergido.
Tamanho máximo: Mínimo 6,1 m / 1.250 kg

O tubarão mako de barbatana pequena é mais conhecido pela sua surpreendente velocidade, que pode chegar aos 32 quilômetros por hora. Bastante apreciado pelos pescadores desportivos, o tubarão mako é famoso pelos seus saltos, havendo até casos em que chegaram a pular para dentro do barco enquanto eram fisgados, aleijando os pescadores.
Como nadam muito rápido, os tubarões mako conseguem perseguir e apanhar peixes que são ágeis demais para outros predadores, como certas espécies de atuns e de espadartes, além de outros tubarões. O seu apetite por agulhões já lhe trouxe alguns problemas. Muitos tubarões mako capturados apresentaram marcas de feridas provocadas por espadartes. Devido à sua força e agressividade, eles são considerados perigosos para os humanos, com registros de inúmeros casos fatais.
Tamanho máximo: 3,8 m / 570 kg

O tubarão-lixa é membro de uma das mais diversificadas ordens de tubarões. Conhecidos geralmente como tubarões-carpete, este grupo de peixes é incrivelmente variado. Alguns, como o wobbegong, têm uma aparência espalmada e semelhante a um tapete no fundo do mar; enquanto outros, como o tubarão-lixa, têm um aspeto mais semelhante à maioria dos tubarões. Os seus familiares mais próximos incluem alguns dos menores tubarões conhecidos, além do tubarão-baleia, o maior de todos.
O tubarão-lixa é uma criatura noctívaga, que descansa durante o dia no fundo arenoso ou em grutas e sai à noite para se alimentar. Estranhamente, podem usar as suas fortes nadadeiras peitorais para se arrastar no fundo do mar ou nadar de forma tradicional. Tamanho máximo: Cerca de 3 m / 110 kg.




Carcharodon megalodon (também denominado megalodonte ou tubarão-branco-gigante) foi uma espécie de tubarão gigante que viveu durante vinte milhões de anos (no Eocénico e Pliocénico), até há cerca de 2-3 milhões de anos. Conhece-se este animal unicamente através dos numerosos dentes fósseis e algumas vértebras e esqueletos parciais. Os dentes são em muitos aspectos similares aos do tubarão-branco actual (Carcharodon carcharias), mas com um tamanho que pode superar os 18 centímetros de comprimento. As estimativas mais sensatas do tamanho desta criatura oscilam entre os 15 e os 30 metros. Existe a teoria de que os megalodontes adultos se alimentavam de baleias e que se extinguiram quando os mares polares se tornaram muito frios para a sobrevivência dos tubarões, permitindo que as baleias pudessem estar a salvo deles durante o verão.
Os tubarões são animais muito importantes para o equilíbrio de quase todos os ecossistemas marinhos. Os cientistas acreditam que os tubarões surgiram há cerca de 200 milhões de anos, quando a Terra ainda era habitada pelos dinossauros.